quinta-feira, 18 de junho de 2009

Frio agrava sintomas de LER e DORT

Com a chegada do frio, além de estarmos mais suscetíveis às gripes, alergias e complicações das vias aéreas, as dores musculares também costumam ser comuns, causando desconforto principalmente em pessoas cuja postura de trabalho seja estática. Nosso sistema muscular é a grande fonte geradora de calor do corpo, e quando a temperatura ambiente cai, aumenta a sua exigência. Assim, eles contraem-se mais para gerar calor, aumentando sensivelmente sua tensão, tornando-os por vezes contraturados. Esta exigência leva a uma situação de maior fadiga.

Além das dores, a tensão muscular no frio costuma piorar certas doenças como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Nesta época os sintomas são acentuados pela tensão maior do músculo. As regiões afetadas tendem a ficar mais sensíveis, e as dores se tornam mais intensas. Essa piora tende a se complicar em casos sem um tratamento direcionado.

As dores musculares por conta do frio interferem também na produtividade dos funcionários. O rendimento laboral diminui sensivelmente quando apresentam os sintomas e principalmente quando o ambiente não é climatizado. Para melhorar essa queixa, as empresas podem manter ambiente climatizado e proporcionar recursos para que o trabalhador se sinta mais confortável, como manter programas de ginástica laboral. Ações como essas, favorecem a nutrição do sistema muscular, tornando-o mais eficiente e prevenindo assim as lesões musculares. Quando se observa os trabalhadores encolhidos pela sensação de frio, deve-se incentivar atividades para prevenir os desconfortos.

Pode-se ainda manter-se bem agasalhado, praticar atividades físicas regulares e movimentar-se para que os músculos estejam com boa nutrição. Sempre que possível, os ambientes climatizados são uma boa pedida, bem como as bebidas quentes!

Lusiani Borba, fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário